Guarapuava – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma grande apreensão de cigarros eletrônicos na BR-277, na manhã do último dia 27. Durante a fiscalização, por volta das 12 horas, os agentes abordaram um veículo Fiat Punto de cor vermelha, com placas de Maringá (PR), e encontraram cerca de 2 mil unidades do produto contrabandeado.
Apreensão na BR-277
A abordagem ocorreu durante uma operação de rotina da PRF. Ao inspecionar o automóvel, os policiais localizaram diversas caixas fechadas contendo cigarros eletrônicos de diferentes marcas. Os itens estavam distribuídos no porta-malas, bem como nos bancos traseiro e dianteiro do carro.
Com a confirmação da presença dos produtos ilegais, o condutor do veículo, um homem de 45 anos, foi preso em flagrante pelo crime de contrabando.
Condutor detido e encaminhamento para a Polícia Federal
Diante dos fatos, o motorista foi imediatamente detido e encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal de Guarapuava, onde será processado conforme a legislação vigente. Os cigarros eletrônicos foram apreendidos e ficarão sob custódia das autoridades para as devidas providências.
Crime de contrabando e legislação
A comercialização e importação de cigarros eletrônicos são proibidas no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O crime de contrabando está previsto no artigo 334 do Código Penal e pode resultar em penas que variam de dois a cinco anos de reclusão.