Ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Irati, Hélio de Mello, se entrega à polícia após dias foragido

Compartilhar

O ex-vereador de Irati, Hélio de Mello (PL), que também já presidiu a Câmara Municipal e atuou como professor, se apresentou à cadeia pública de Guarapuava por volta das 13h desta quinta-feira (9), após ter a prisão preventiva decretada pela Justiça.

 

Hélio era considerado foragido desde a última terça-feira (7), quando o mandado de prisão foi expedido. A informação foi confirmada pelos delegados da 41ª Delegacia de Polícia Civil de Irati, Gabriel Moura Marinho e Rafael Rybandt.

 

A prisão faz parte de uma investigação do Ministério Público do Paraná (MPPR) que apura crimes sexuais cometidos contra adolescentes do sexo masculino entre 2017 e 2024, período em que Hélio atuava como professor no Colégio Estadual do Rio do Couro, no interior de Irati.

 

De acordo com a denúncia, o ex-vereador teria praticado 28 atos criminosos e responderá pelos crimes de estupro de vulnerável, satisfação de lascívia mediante presença de menor, favorecimento da prostituição ou exploração sexual de criança ou adolescente, importunação sexual e assédio sexual.

 

O advogado de defesa, Ricardo Mathias Lamers, afirmou que Hélio “sempre esteve à disposição das autoridades” e que se apresentou assim que tomou conhecimento do mandado de prisão.

 

Além de Hélio, sua irmã, que foi diretora da escola onde ele lecionava, também foi denunciada. Segundo o MPPR, ela teria tomado conhecimento de parte dos abusos e não adotou providências.

 

As investigações indicam que os crimes teriam ocorrido tanto dentro do colégio rural onde ele trabalhava quanto fora do ambiente escolar, com o uso de presentes e pagamentos como forma de obter encontros ou imagens íntimas das vítimas.

 

O caso começou a ser investigado em 5 de agosto de 2024, após uma denúncia anônima recebida pelo Conselho Tutelar de Irati. A partir dessa informação, foi criada uma força-tarefa com participação do Conselho Tutelar, Promotoria de Justiça, secretarias municipais de Assistência Social e Educação, Núcleo Regional de Educação e Polícia Civil.

 

Hélio de Mello exerceu sete mandatos consecutivos como vereador desde 2003 e, até recentemente, ocupava o cargo de presidente da Câmara de Irati. No fim de agosto, ele solicitou afastamento de 90 dias alegando problemas médicos. Em 9 de setembro, apresentou sua renúncia ao cargo.

 

Foto: Câmara de Vereadores de Irati

Leia mais

Últimas notícias